O Outono chegou, é uma das minhas estações favoritas e não pude deixar de vos trazer uma receita inspirada nela! Criei este prato para as pessoas que também amam esta estação e os sabores típicos dela tanto quanto eu!
Este risotto é repleto de sabor! Composto pelo laranja da abóbora e o castanho de diversos cogumelos e da farinheira da @daflori_natura.
Características desta receita:
Requer a preparação prévia do puré de abóbora- Basta cozer abóbora em água, reservar uma colher de sopa dessa água e triturar com uma varinha mágica ou processador!
Deliciosa fusão de sabores- A abóbora, a mistura de cogumelos e a farinheira vegetal, criam uma harmonia de sabores única.
Um prato único que cheira e sabe mesmo à palavra "outono", incrível para comer enquanto estamos nos cobertores a ouvir a chuva lá fora a cair.
Dicas para um risotto perfeito:
Usa arroz de risotto – O arroz não pode ser qualquer, o ideal para o risotto é o arroz arbóreo ou o carnaroli para garantir que este fique bem cremoso!
Deixar o arroz com um pouco de líquido no final – Dessa forma, na hora de servir, vai estar com a consistência certa!
Serve de imediato – Mantém a cremosidade e não vai começar a secar. Se sobrar, é só aquecer no fogão com um pouco de água para voltar a ganhar cremosidade.
Risotto de abóbora, cogumelos e farinheira vegetal
Dificuldade: Média
Serve: Rende 3-4 pessoas
Ingredientes:
• Puré de abóbora (1/2 chávena)
• Manteiga vegetal com sal (3 c.sopa)
• Meia cebola grande picada
• 2 dentes de alho picado
• 150 gramas de mistura de Cogumelos (shimeji, eryngii, pleurotus)
• Sal e pimenta a gosto
• 1 Farinheira vegetal (Usei da marca da Flori)
• 1 chávena de Arroz de risotto (Usei da marca bom sucesso)
• Vinho branco vegan (1/3 copo)
• Caldo de legumes caseiro com sal (750g)
• Salsa fresca picada a gosto
Preparação:
1. Cortar a abóbora a meio, tirar as sementes e cortar em cubos. Cozer a abóbora em água suficiente até estar mole. Adicionar à bimby ou a um processador de alimentos juntamente com um pouco da água da cozedura e triturar na velocidade máxima até obter um puré.
2. Num tacho em lume médio, colocar 1 colher de manteiga. Picar a cebola e o alho. Adicionar ao tacho e deixar alourar. Introduzir os cogumelos e deixar que estes dourem. Temperar com sal e pimenta.
3. Picar a farinheira grosseiramente. Adicionar mais de metade da farinheira ao tacho e saltear. O outro bocado saltear numa frigideira com azeite até dourar para depois usar para servir.
4. Adicionar o arroz, mexer, colocar o vinho e deixar que evapore durante uns 5 minutos. Ir introduzindo o caldo de legumes aos poucos. Sempre que o caldo for absorvido pelo arroz, introduzir mais e assim sucessivamente até evaporar. Na última vez a juntar o caldo, adicionar o puré de abóbora e mexer bem. Deixar cozinhar até ficar algum líquido para ficar cremoso.
5. Desligar o lume, introduzir a salsa fresca picada, a pimenta e a restante manteiga e mexer uma última vez
6. Servir imediatamente e colocar por cima a farinheira salteada. Como não tinha parmesão vegan não testei na receita mas caso queiram, podem colocar um pouco e depois contem-me como ficou!
Comments