Sabem aquelas pataniscas típicas portuguesas que se faz com as sobras? A minha mãe sempre que fazia bacalhau com batatas as sobras serviam para fazer as pataniscas!
Estas não tendo o bacalhau, levam sobras de batata cozida e restos de legumes que estavam no frigorifico para dar crocância, nutrientes e ficarem com mais sabor! Também levam alga nori triturada para dar o sabor a mar!
E o ovo?
Substituindo por farinha de grão e usando sal negro conseguimos uma textura e sabor bastante semelhante ao do ovo!
Farinha de grão
A farinha de grão de bico é utilizada para substituir o ovo nesta receita e para uma alternativa mais saudável à farinha convencional. O seu sabor é bastante neutro!
Onde arranjar?
. Fazer em casa- É possível fazer a farinha de grão caseira, para tal é só demolhar o grão durante 8h, secar no forno a 180ºC durante aproximadamente 40 minutos e depois triturar num processador de alimentos ou Bimby.
. Adquirir numa loja- Caso não tenha essa possibilidade, já se encontra facilmente farinha de grão de bico na zona “saudável” dos supermercados ou em supermercados biológicos.
Sal negro
O sal negro tem origem nas montanhas dos Himalaias e provém de recintos vulcânicos, o que lhe confere um gosto e cheiro de enxofre, tendo um sabor bem próximo do ovo!
Embora não seja obrigatório e possas usar o sal convencional, o sal negro vai dar um toque especial a esta receita!
Características desta receita:
Versátil e nutritiva- As pataniscas são um alternativa super nutritiva e versátil pois podes adicionar diversos legumes que tens no frigorifico!
Demora 15 minutos- A receita é muito rápida de se preparar e prática!
Pode ser armazenada no frigorifico- Podes preparar a mistura e manter num recipiente no frigorifico até 4 dias, podes ter que adicionar mais farinha pois a mistura vai ficando mais liquida devido a água que os legumes libertam!
Aproveitamentos:
É possível usar outros ingredientes desde que sejam ralados e possam ser consumidos semi-crus. Alguns exemplos:
Couve branca
Courguette
Brócolos cozidos
Milho doce
Pataniscas de legumes
Dificuldade: Fácil
Rende: 14-15 Pataniscas
Ingredientes:
. 1 Cenoura ralada
. 1 Alho-francês às rodelas
. Microvegetais de alho-francês da @nourishmicro.verdes q.b (opcional
. 1 Cebola pequena picada
. Restos de batata cozida (120g)
. Farinha de grão de bico (200g)
. Alga nori triturada (2 c. sopa)
. Alho em pó (1 c. sopa)
. Caril (1 c. chá)
. Curcuma (1 c. café)
. Água normal ou com gás (350g)
. Sal marinho ou sal preto a gosto
. Pimenta moída a gosto
. Fermento (1 c. sobremesa)
. Salsa fresca picada a gosto
Preparação:
1- Lavar a cenoura, o alho francês e a salsa. Ralar a cenoura e o alho francês cortar em rodelas finas, picar a cebola e a salsa.
2- Numa taça grande juntar a cenoura, o alho francês, a cebola, a batata cozida amassada, a farinha, a alga triturada, o alho em pó, o caril e a curcuma. Envolver tudo bem.
3- Adicionar a água, envolver bem até formar uma massa homogénea. Temperar com sal, pimenta e adicionar o fermento e a salsa picada, mexer bem.
4- Fritar em óleo bem quente ou numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite para uma alternativa mais saudável. Na frigideira juntar 2 colheres de sopa da massa, deixar fritar de cada lado.
Acompanhar com o que preferir eu adoro comer com qualquer tipo de arroz, especialmente com o de tomate.
Esta receita está mesmo TOP! Segui todas as dicas... Só não usei os microvegetais, mas de resto usei o sal preto e como alga optei por Wakame que gosto mais para este efeito.
Fritei com pouco azeite numa frigideira, e ficaram sequinhas e deliciosas.
Deu para 8 unidades XXL... para 2 pessoas (para 2 refeições) com o arroz de tomate maladrinho e uma salada de alface bem fresca.
Ainda levei para o passeio de fim de semana 😁💚.