Sim leram bem pernas de "frango" vegan!
Desta vez não brinquei em serviço! Ir a Lisboa fez-me bem, conheci gente incrível e uma dessas pessoas disse-me que o que mais tinha saudades de comer depois que adotou uma alimentação vegetariana era de comer um frango assado! Então eu pensei então porque não tentar criar umas 100% vegetais e sem qualquer sofrimento?
E é com muito orgulho que vos trago esta receita! Ficou bastante idêntico e saboroso! Feitas com ingredientes de fácil acesso e para vocês fazerem no conforto da vossa casa e impressionar qualquer um!
Parece impossível?
Vê por ti mesmo e experimenta fazer em tua casa!
Estas pernas quer de sabor, quer de aspeto ficaram super aproximadas com as famosas de frango!!! Mais uma prova que o mundo vegetal é magico! Uma ótima receita para conquistar os miúdos ou a família toda por casa!
Mais receitas com cogumelos pleurotus:
Características desta receita:
Sabor e aspeto parecido com as tradicionais- Os pleurotus conferem o sabor e a textura ideal, enquanto a folha de arroz reproduz de forma surpreendente a pele.
Um vídeo para abrir mais o apetite
Pernas de "frango" assado vegan e caseiras
Pernas de "frango" 100% vegetais, caseiras a base de cogumelos pleurotus, uma versão adaptada das tradicionais pernas de frango.
Ficam super idênticas e são perfeitas para surpreender a família e os mais graúdos.
Tempo preparação: 3 horas
Tempero de confeção: 50 minutos
Tempo total: 3 h e 50 min
Dificuldade- Médio
Conservar- Recipiente de vidro fechado no frigorífico
Validade– 4 dias no frigorífico
Congelar– Congelar até 1-3 meses
Serve: 4 perninhas
Ingredientes:
• Cogumelos Pleurotus 350g • Azeite (5 colheres de sopa) • Meia Cebola bem picada • 3 dentes de alho picados • Pimentão doce fumado (1 colher de sobremesa) • Molho de soja (1 colher de sobremesa) • Sumo de Limão q.b • Pimenta preta moída q.b • Folha de Arroz Bio 200g – King Soba da Naturally Green
Molho para pincelar
• Manteiga vegetal 40g
• 1 colher de sopa azeite
• 4 dentes de alho picados ou esmagados
• Sumo de meio limão
• Pimentão doce fumado (1 colher de café)
• Piri-piri a gosto
Sugestão para servir
Acompanhar com umas batatas as rodelas feitas na airfryer ou forno, uma salada e um belo arroz!
Preparação
1- Cortar os talos dos pleurotus que vão fazer do nosso osso e reservar. Desfiar muito bem os cogumelos pleurotus e reservar.
2- Numa frigideira colocar o azeite, a cebola e o alhos picados e deixar alourar. Introduzir os cogumelos desfiados temperar com o pimentão doce, o molho de soja, o sumo de limão e a pimenta deixar refogar até apurarem e ficarem macios. Retirar do lume, reservar e deixar arrefecer.
3- Molhar as folhas de arroz conforme indicado na embalagem. Escorrer a água e estender uma folha com cuidado na bancada. Dividir o preparado de cogumelos em quatro porções.
4- Pegar numa porção e colocar por cima da folha, colocar um talo reservado um pouco por fora da extremidade da folha que vai simular o osso, enrolar a folha com o preparado de forma a ficarmos com o formato parecido com uma perna de frango,até ficar tudo bem fechado e firme. Repetir o processo para o restante preparado. Depois de formadas as pernas, levar ao frigorífico cerca de 2 horas, o suficiente para ficarem mais estáveis.
5- Preparar o molho. Numa frigideira, refogar os alhos na manteiga e azeite, quando estiverem dourados, retirar do lume e reservar. Adicionar a uma taça juntamente com o sumo de limão, o pimentão doce fumado e o piri-piri, mexer com um garfo e reservar.
6- Pincelar cada perna de "frango" com este molho. Grelhar na brasa ou levar ao forno/airfryer a 180ºC até dourar. Quando estiverem feitas, servir pinceladas com mais molho e desfrutar.
Experimentei as pernas de frango e são top super crocantes. A repetir com certeza. Experimenta também