A tão esperada receita desta delícia de origem italiana!
Dos meus pães favoritos da vida, demora algum tempo, mas vale a pena todo o processo e prazer de a fazermos com as nossas mãos.
Trago-vos uma versão que fica mega fofa, húmida e cheia de sabor! As azeitonas que dão o toque amargo, a cebola que dá o toque adocicado e acrescenta textura e o alecrim que dá o toque final e único.
Características desta receita:
Origem italiana- A focaccia é um pão italiano achatado e assado que tem origens antigas na culinária italiana. A sua história remonta à Roma Antiga, onde padeiros faziam uma espécie de pão achatado, chamado de "panis focacius". A palavra "focaccia" deriva do latim "focus", que significa "lareira" ou "forno", sugerindo que esse pão era tradicionalmente assado nas lareiras ou fornos a lenha.
Preparação longa- A focaccia é um pão que requer o seu tempo para ficar pronto! A sua preparação é simples, mas para garantirmos a melhor textura e maciez, a massa precisa de ficar em repouso 24 horas.
Prática e económica- Leva ingredientes simples e acessíveis e é ótima para fazer e guardar uma porção no congelador e sempre que apetecer ter à mão. Rende bastante, sendo uma ótima opção para um refeição especial ou festas.
Focaccia de azeitonas, alecrim e cebola
De origem italiana, a focaccia é sem dúvida um dos meus pães favoritos. A sua maciez, sabor e versatilidade vão te surpreender a cada dentada.
Tempo preparação: 25 minutos
Tempo a levedar: 1 dia e 3 horas
Tempo de confeção: 30 minutos
Tempo total: 1 dia, 3 horas e 55 minutos
Dificuldade- Média
Serve- 8-12 pessoas
Conservação- Congelar num recipiente hermético até 3 meses.
Ingredientes:
Água (2+ 1/2 copo de água morna)
Farinha 55 (800g)
Fermento padeiro seco (7g)
Sal (2 colheres de sopa)
Agave (2 colheres de sopa)
Sal a gosto
Azeite q.b
Vinagre balsâmico (1 colher de chá)
3 alhos amassados
Cebola roxa laminada a gosto
Azeitonas sem ou com caroço a gosto
Alecrim fresco a gosto
Orégãos secos a gosto
Pitada de sal
Preparação
1- Numa tigela média, misturar a água morna, o fermento e o agave com uma vara de arames e deixe descansar por 5 minutos ou até o fermento ativar e começar a espumar.
2- Numa tigela grande, misturar a farinha e o sal. Adicione a mistura de fermento à tigela e misture a massa com as mãos até formar uma massa felpuda e pegajosa mantendo a textura, não há necessidade de amassar.
3- Cubrir outra tigela grande com 4 colheres de sopa de azeite e transferir a massa para a tigela. Virar a massa ao contrário.
4- Tapar a tigela com película aderente e colocar no frigorífico. Deixar a massa crescer por 24 horas. A massa irá dobrar de tamanho e formas bolhas.
5- Retirar a massa do frigorífico e dobrar cada canto da massa para o meio enquanto se vira a tigela formando uma bola.
6- Colocar um fio de azeite generoso numa forma retangular e transferir a bola de massa para a mesma. Com as mãos esticar levemente a massa em um formato retangular.
7- Cubrir com um pano e deixar a massa crescer num ambiente quente por cerca de 3 a 4 horas, permitindo que fique fofinha.
8- Enquanto isso, aromatizar o nosso azeite. Num frasco, colocar azeite, alhos moídos, o vinagre balsâmico e o alecrim. Deixar repousado.
9- Passado o tempo, destapar a massa. Regar com o azeite aromatizado e com as pontas dos dedos formar buracos na Focaccia. Distribuir as azeitonas, a cebola roxa laminada, o alecrim e os orégãos. Finalizar com mais um fio do azeite e pitada de sal.
10- Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC no modo ventilado até dourar, cerca de 30 minutos
11- Retirar do forno e deixar arrefecer antes de tirar da forma. Depois é só cortar em cubos e desfrutar.
Commentaires