Hoje é dia de homenagear a minha avó Fernanda, a Mulher da família.
Reuni a minha família e fizemos umas bôlas que tanto eternizam a minha avó! Tão tradicional da região de onde vive no Norte!
Decidi trazer-vos a receita da bôla de “carne” que veganizei neste dia! Um salgado delicioso e ecnómico que requer algum tempo, mas que vale super apena o esforço. Do incrível sabor fumado e maravilhoso azeite, nasce esta maravilhosa bola suculenta e repleta de sabor.
Características desta receita:
Receita típica portuguesa- Esta receita cheira e sabe a Portugal! Esta bola é típica da zona Norte.
Receita económica- Esta receita leva poucos ingredientes e rende 3 bolas grandes. As que não consumir pode congelar e quando lhe apetecer é so descongelar.
Momentos únicos, o amassar a massa, a farinha na bancada, o ir buscar lenha, o fazer o lume, o cheiro do azeite da minha avó e da bola acabada de fazer.
Esta bola aqueceu o meu coração, revivendo estas memórias de infância e revivendo estes momentos de família e felicidade.
Bôla vegan de "carne"
Uma bola vegan típica do Norte à moda da minha avó Fernanda.
Deliciosa, fumada, o toque do azeite, Portugal reunido numa bola. Ótima para servir como entrada e surpreender a família e amigos.
Tempo preparação: 35 minutos
Tempo de confeção: 20 minutos
Tempo a levedar: 2h 30 minutos
Tempo total: 3h 25 minutos
Dificuldade- Média
Rende- 3 bolas
Conservação- No frigorífico, fechado num recipiente hermético
Validade- 4 dias
Ingredientes:
Farinha de Trigo 65 sem fermento (1kg)
Fermento de padeiro seco (11g)
Água morna (500g-600g)
3 Ovos vegetais (Leite vegetal+ açafrão+ sal negro+ farinha q.b)
Sal a gosto
Azeite q.b
Fiambre vegetal (300g)
Presunto vegetal (300g)
Chouriço vegetal (300g)
Preparação
1- Preparar o ovo. Numa taça, adicionar 6 colheres de sopa de leite vegetal, um pouco de farinha, uma pitada de açafrão e sal negro, misturar bem. Reservar.
2- Numa taça pequena, adicionar o fermento com um pouco de água morna e mexer até se dissolver
3- Numa taça, adicionar a farinha, a água, o sal, 4 colheres de sopa do ovo e o fermento dissolvido. Amassar a massa com as mãos 15 a 20 minutos até ficar uniforme e lisa, até que não pegue às mãos ou bancada, se necessário ir adicionando mais água e/ou farinha.
4- Colocar a massa numa taça, com um pouco de farinha e tapar com um pano para levedar, por 2 horas num local morno.
5- Esticar a massa com as mãos formando um retângulo e pincelá-la com algum azeite. Distribuir o fiambre, o presunto, o chouriço por um terço da massa. Dobre sobre o outro terço e repetir a operação com os restantes ingredientes e dobrar de forma a fechar a bola.
6- Virá-la ao contrário e colocar num tabuleiro pincelado com azeite. Pincelar toda a bola com o outro "ovo" que sobrou e deixar descansar por mais 30 minutos.
7- Levar a cozinhar num forno a lenha ou num forno tradicional pré-aquecido a 220ºC até dourar.
Comments